Sunday, 11 February 2007
Referendos em Portugal
Depois de contados os votos no referendo sobre a IVG, chegamos à conclusão de que Portugal não quer saber de referendos para nada. De facto, acho que deviamos retirar esta figura de participação cívica na vida democrática do país pois quando chamados a expressar as nossas opiniões pura e simplesmente não queremos saber. Venho aqui propôr um referendo para retirar o referendo da Constituição Portuguesa. Será que é desta que temos mais de 50% de participação?
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
Não leste o meu post?! Neste referendo até houve uma elevada participação face a referendos anteriores. Até acho que foi um resultado bom em termos de abstenção.
Bem sei que a falta de participação democrática não pode ser desculpabilizada (até porque a democracia conquista-se, muitas vezes com sacrifícios), mas não se pode verdadeiramente culpar as pessoas quando só são chamadas a votar em temas que afectam uma minoria da população. Onde estava o referendo noutros temas? E a constituição europeia? a adesão da Turquia à UE? a nossa política de emigração? E o Euro 2004 que nos deixou endividados por muitos anos e eu nem gosto de futebol? E a igualdade perante a lei em matéria de orientação sexual? E o tgv?
Crie-se o hábito do referendo e a ver se as pessoas não vão votar!!
Quando 56,39% dos portugueses não se dignaram a expressar a sua opinião (se calhar somos um país com falta de ideias e de opiniões, não sei...), julgo que não vale a pena continuarmos com esta agonia.
Post a Comment