
Um dos argumentos que ouço de vez em quando (ou pelo menos quando nos queremos queixar sobre a Europa), é que Portugal é um país pequeno no contexto europeu e por isso será difícil fazer ouvir a nossa voz.
No Economist desta semana vem um survey sobre a Europa uma vez que esta está a fazer 50 anos desde a sua constituição. Num dos artigos, vem um mapa da Europa onde temos dados sobre a população e pib per capita em relação à média da Europa a 25 (ver mapa). Se virmos bem, em termos de população não somos um pequeno país. Claro que não somos uma Alemanha (com 8x mais população), França (6x mais) ou Inglaterra (6x mais), mas também não somos dos mais pequenos. Se não me enganei na contagem, devemos ser o nono país mais populoso na UE. Daí a minha questão: porque é que os nossos "líderes" nos estão constantemente a dizer que Portugal é um país pequeno no contexto europeu? Em termos de população, não o somos uma vez que existem outros bem mais pequenos que nós e que influenciam as decisões no seio da UE... Será em termos de capacidade económica? Se calhar é isso que nos estão a dizer: Portugal é pequeno no contexto europeu, não porque tem uma pequena população mas porque economicamente não tem capacidade de influenciar as decisões europeias. É que se assim for, até lhes dou razão: somos um país pobre que na nossa história recente pouco ou nada nos destacámos pela positiva (já pela negativa somos sobejamente conhecidos!) e nesse sentido ninguém na Europa nos liga.
Temos vindo a empobrecer nos últimos anos, não somos reconhecidos por grandes avanços científicos, nem por um sistema de justiça dos mais avançados e eficientes (muito pelo contrário), em termos sociais não damos lições de desenvolvimento a ninguém, não somos contribuidores líquidos para a UE (muito pelo contrário), então porque é que os outros países nos devem dar ouvidos ou seguir as nossas opiniões se nem sequer somos capazes de resolver os nossos próprios problemas?
Se forem estas as causas, então os nossos líderes devem dizer-nos isso, para que possamos melhorar de facto. Claro que há outra possibilidade: a qualidade dos nossos líderes é mesmo muito má e nem sequer sabem qual a dimensão populacional dos restantes países da UE (ora aí está um inquérito interessante a fazer aos nossos deputados, eurodeputados, ministros e secretários de Estado, presidentes da câmara - :D-, líderes de partidos políticos, etc...) e, como é característico do nosso pessimismo crónico, pensamos que de facto ninguém nos ouve porque, coitadinhos, somos pequenos.
No comments:
Post a Comment