Na modesta opinião desta Marreta, um dos marcos da televisão pública inglesa é o programa Newsnight. É complementar aos telejornais, cobre algumas das notícias do dia com reportagem mais extensa e painel no estúdio a comentar. Todos os dias às 22h30 na BBC e está disponível na internet até ao programa seguinte ser uploaded. Isto sim é serviço público de informação!
E uma vez por semana, à 6ªf, a seguir ao Newsnight vem o Newsnight Review, apresentado por um dos jornalistas do Newsnight (enquanto Marreta que sou não gosto nada de em Portugal or programas culturais serem apresentados por pseudo-intelectuais! Gosto bem mais de ver a editora de política da bbc a moderar a discussão sobre uma exposição de pintura) moderando um painel de 4 convidados, e cobrindo 4 eventos culturais da semana: uma peça de teatro, um musical, um livro, um novo album, um filme, uma exposição, um programa de televisão, etc.
Na RTP, com a excepção do Prós e Contras, não existem programas deste teor informativo. E os programas com opinion makers como MRSousa ou AVitorino não servem de muito se não houver contra-análise. Faz falta um programa diário a seguir ao Telejornal de análise e reflexão... E de certeza que haveria público. Ainda há muitas pessoas que lêem os jornais diários de informação em Portugal (se o Telejornal lhes chegasse como fonte de informação não se vendiam Públicos ou JNs).
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment