Sunday, 25 February 2007

Será bairrismo?

Por vezes dou por mim a pensar que algumas das opiniões que tenho são condicionadas por um sentimento (irracional?) de bairrismo.
Por exemplo, a OTA: parece-me um investimento megalómano numa localização que apenas beneficia os donos dos terrenos onde o aeroporto vai ser construído. Além disso, está-se a investir na Portela para ampliação até à data em que a OTA entra em funcionamento - só me apetece dizer que se há dinheiro para desperdiçar avisem que eu também quero. Além disso a localização mais a norte do aeroporto acaba por canibalizar o aeroporto de Pedras Rubras (primeiros sinais de bairrismo? ou lógica económica de bem-estar social?). Sim, porque o aeroporto do Porto, depois da maioria das companhias aéreas o terem abandonado (com a excepção da Lufthansa que reforçou a oferta de voos) está a ter uma expansão com as low-costs. Até existe um autocarro shuttle da Galiza para o aeroporto internacional do Oporto! Será que a OTA não vai "canibalizar" o potencial de crescimento do Norte? Será que alguém pensou nisso?
O TGV: para quê? Temos que interiorizar que estamos longe da Europa - nunca seremos Londres - Paris ou Londres - Bruxelas que se faz em pouco mais de 2 horas. Um comboio de Portugal a Madrid, para quê? Sinceramente nunca me dei ao trabalho de ler os estudos da procura do TGV, mas quantas pessoas irão fazer esse percurso por dia? E com o voo Ryanair Porto - Madrid, será que alguém no seu perfeito juízo vai usar o (muito mais caro) TGV e fazer o desvio até Lisboa? E agora, cá vem o meu bairrismo (?), por quê o traçado a entrar em Espanha pelo Alentejo? Não percebo.
Do TGV por Lisboa às auto-estradas litoral - Espanha: por que motivo a primeira auto-estrada de saída do país foi Lisboa - Évora?? Quem nunca fez o percurso do IP5 ou do IP4 para sair do país nunca sentiu de facto o nosso isolamento! Más estradas, com inclinações assustadoras, e estatísticas de acidentes de país subdesenvolvido. São 236 kms do Porto a Vilar Formoso, 192 kms de Aveiro a Vilar Formoso, 237 kms do Porto a Quintanilha (à saída de Bragança), e 278 kms de Lisboa a Faro. Que eu saiba o desenvolvimento industrial do pais passa pela ligação à Europa e não pela “ida a banhos”! Mas no nosso país arranjou-se primeiro uma auto-estrada para ir de ferias nas pontes e em Agosto. E sub-utilizada: fomos em Agosto passado ao Algarve na 1ª quinzena, e sinceramente auto-estrada tão pouco usada só mesmo a de Leiria a Óbidos. Em plena época alta, poucos automóveis se viam! E se é assim em Agosto, imagino no resto do ano. Sei bem que um ponto não faz uma recta, mas o país não é rico para desperdiçar dinheiro em estradas! E se era para fazer auto-estradas, porque demorou tanto o IP5?
E para quando o IP4?
Por vezes, penso que é bairrismo que me leva a ter estas opiniões, mas ao mesmo tempo, a economista em mim estremece quando vê ineficiências e a portuguesa contribuinte não gosta de ver que no seu país, há Lisboa e o resto é paisagem.
E ai de quem seja do Norte e dê um pouco nas vistas! Coitado do Pinto da Costa que pelos vistos é o único corrupto do país e da Sonae que teve a veleidade que querer comprar a PT e eventualmente deslocalizar um (UM!) centro de decisão para o Norte (será que o eng. Belmiro alguma vez acreditou que o iam deixar fazer isso?). Bem, random thoughts numa tarde de Domingo...

6 comments:

Um dos Marretas said...

Bom, o Marcelo Rebelo de Sousa ontem na "Escolhas de Marcelo" disse que o novo Bispo do Porto era bom demais para o Porto, que deveria ir para Lisboa, por isso, tira as tuas próprias conclusões...

Mãe said...

Bem, bairrista és tu e nem do Norte és originalmente, és do Centro, ó cagaréu :)
PS: para quem não sabe, os cagareus são os originários de Aveiro.

Pavlova baby said...

sulistas, elitistas e liberais!

Um dos Marretas said...

Pois é!

Anonymous said...

Eu meto as mãos do Pinto da Costa no fogo por ele....
É uma cabala dos mouros contra ele!

Um dos Marretas said...

Não diria isso, mas de facto é estranho que apenas falem dele no caso apito dourado. Será que não a corrupção no futebol termina de Gaia para baixo?