Thursday, 5 April 2007

Gatos Fedorentos vs PNR



Público de 5-4-2007:

O cartaz do Partido Nacional Renovador (PNR), colocado na Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, já não está sozinho. José Pinto Coelho, fundador e presidente do partido nacionalista, tem como companhia, a partir de ontem, quatro ilustres conhecidos: Ricardo de Araújo Pereira, Tiago Dores, Miguel Góis e José Diogo Quintela.

Esta acção é custeada pelos elementos dos Gato, que, contou o mesmo elemento, "enquanto cidadãos", quiseram marcar a sua posição.
Estamos longe, meios emigrados, mas como diria a Floriseca "Estou um pouco confusa"... Desde que quando fica bem em Portugal ser assumidamente xenófobo? E eleger o Salazar como o maior português?... Enfim, bastam-nos os Gatos vestidos à mocidade portuguesa a gozar descaradamente com a pobreza de espírito de ter saudades da ditadura e a pagar cartazes a ridicularizar o fascimo descarado de alguns...
Ainda não passaram assim tantos anos para que as pessoas se esqueçam do que é viver em ditadura. Eu tive a sorte de não viver nessa altura, mas visitei países como a Roménia sob Ceausescu ou Berlim Leste antes da queda do muro e se há imagens que ficam para sempre são as da pobreza e tristeza no rosto das pessoas e da presença contínua de polícias armados em ruas muitas vezes desertas. Por isso acho inconcebivel ter nostalgia por tempos de ditadura ou sequer assumir posições fascista em público.

1 comment:

Pavlova baby said...

Portugal ate nas ondas de xenofobia chega tarde...E o mais estupido e' que o presidente do tal Partido foi imigrante no Brasil! Salvam-se os gatos.