Tuesday, 5 February 2008

Varekai



Fomos ver o Varekai do Cirque du Soleil depois de no ano passado com o Alegria termos ficado simplesmente deslumbrados com a qualidade do espectáculo. Mas no ano passado as expectativas eram muito baixas, tão baixas que nem tinhamos marcado bilhetes até sermos desafiados (Obrigada N.!!). Este ano, as expectativas eram muito elevadas e, se calhar inevitavelmente, o espectáculo ficou aquém do esperado.

Cada acto em si esteve espectacular como sempre, com uma qualidade e uma mise-en-scène (sempre quis escrever esta palavra!!) impecáveis. As acrobacias, sem rede, são sempre de cortar a respiração. Mas os actos tinham sempre poucas pessoas em palco, 1, 2 ,3 acrobatas e no Alegria havia muitos artistas a fazer o mesmo número.

Os cenários não me parece que tenham sido bem conseguidos. Nós estavamos de lado, sobretudo porque os bilhetes eram mais baratos, mas 2/3 das pessoas estava de lado e neste espectáculo o palco imitava uma floresta na parte de trás onde bichos e criaturas se baloiçavamagarrados a enormes estacas. De frente apanhava-se esse colorido a enquadrar os actos, de lado não. No Alegria não senti em momento nenhum que o nosso lugar perdia parte do espectáculo, bem pelo contrário pois num dos actos finais com os trapezistas a acção desenrola-se mesmo em frente dos nossos olhos. No Varekai isso não acontece. Aliás há um acto em que 4 acrobatas estão suspensas (triple trapeze) e que fazem acrobacias como as da imagem acima, mas o trapézio não roda em momento nenhum, pelo que 2/3 dos espectadores não vêem nada porque estão de lado. De vez em quando uma cabeça e uma perna quando elas se dobram.

Mas o acto final, quando já pensávamos que ia acabar redime tudo. O Russina Swings enche o palco de pessoas com saltos e acrobacias, cruzamentos em pleno ar, mortais, etc. Lembrava-me do Alegria mais assim, mas se calhar a memória é selectiva.

Não estou arrependida de ter ido ver, mas se o Alegria foi 5 *****, o Varekai foi 4****. Mas foi um espectáculo mais adulto pois onde o Alegria tinha palhacinhos de cara laroca e piadas para crianças, este tinha um mágico que quase fez um strip e uma assistente loira desajeitada.

No comments: