Thursday, 15 March 2007

HP, Vista e Drivers

Eu, tal como Pacheco Pereira (ver últimos posts do Abrupto) ando a ponderar instalar o Windows Vista. No entanto, para evitar situações como as do Pacheco Pereira em que não encontra drivers para todo o equipamento que possui, ando a tentar certificar-me que estes existem para o meu equipamento. Da HP tenho um portátil (dv1267ea) com menos de dois anos (faz dois anos em Maio), duas impressoras laser da série 1010 (com mais de dois anos cada) e uma velhinha 930c (bem... esta deve ter uns 5 anos ou mais!). Reparei no seguinte:
- Portátil: ainda não há drivers disponíveis no site da HP. Como não instalei o Vista, pode ser que os drivers que ele traz sejam compatíveis.
- Impressoras: já há drivers disponíveis para o Vista, para os modelos mencionados.
Julgo que isto é bastante interessante e revela a forma como as empresas estão a aproveitar um mero upgrade de SO para fazer negócio à custa dos clientes. Uma vez que as impressoras são vendidas quase ao preço de custo ou a perder dinheiro, indo as marcas buscar margem nos consumíveis, não há incentivo para que a HP "force" os clientes a comprar novo equipamento não lançando drivers para as mesmas. Caso assim fosse, os clientes iriam comprar novas impressoras (perdendo a HP margem na venda do novo equipamento) e consumiriam precisamente o mesmo que consomem actualmente (não será de esperar que se imprima mais porque se instalou novo SO). A HP, em termos marginais, iria perder dinheiro.
Já nos portáteis o caso é diferente: são vendidos com lucro. Ou seja, se o cliente quiser fazer upgrade ao sistema, caso não existam drivers genéricos compatíveis só tem uma de duas soluções: continuar com o XP ou comprar novo computador. Mesmo que a HP não lance drivers actualizados ganha sempre porque : não tem custos no desenvolvimento (é uma despesa e não um investimento porque não se espera vir a obter receita se realizada) dos drivers; haverá sempre uma franja de consumidores que irão comprar novos computadores para correr o novo SO. O caso do Pacheco Pereira prende-se com um scanner da HP, onde a mesma lógica será aplicável: vendidos com lucro, não há incentivo para actualizar não se gastando em desenvolvimento de software e forçando o cliente a comprar novo. Julgo que tem ainda uma agravante: como o valor é reduzido (quando, por exemplo, comparado com um portátil) menor o incentivo para a HP resolver o problema ee para o cliente a mais depressa comprar substituto.
Este pequeno exemplo julgo que demonstra como a desculpa "tem mais de 2 anos não é suportado porque é muito antigo" não tem qualquer justificação. Equipamento com mais de 2 anos (algum com muito mais) já têm os drivers actualizados, enquanto que outro mais recente ainda não tem. Não significa que não venham a ser actualizados mas, pelo menos, vai demorar bastante mais tempo.
Isto passa-se com a HP e com as outras marcas que têm a mesma política. Também significa que, o custo associado a fazer um upgrade para o Vista não se resume a comprar o SO. Para além de considerações de capacidade da máquina para suportar este pesado SO há hidden costs que podem encarecer a transição e que, no caso de uma transição mais descuidada, aumentará o custo efectivo do Vista.

No comments: