http://jn.sapo.pt/2007/10/30/porto/aeroporto_cresce_a_boleia_novas_rota.html
Pisa, Estocolmo e Valência são os destinos para onde a Ryanair começa a voar esta semana a partir do Aeroporto do Porto. Rumo à cidade italiana levantou, ontem, o primeiro voo a preços baixos, sendo que, para os primeiros três dias, está garantida uma ocupação dos aviões de 75%. A Suécia entra hoje na lista dos destinos baratos e amanhã mais uma cidade espanhola, depois de Madrid, Barcelona e Palma de Maiorca. À boleia das companhias "low cost", o aeroporto Francisco Sá Carneiro não pára de crescer e prepara-se para alcançar a meta dos quatro milhões de passageiros no final do ano.
Nos meses de Julho, Agosto e Setembro - a época alta do turismo - passaram pelo Aeroporto do Porto 1,3 milhões de passageiros. Destes, quase 400 mil vieram a bordo de companhias low cost. Em suma, as viagens de baixo custo já representam 30% do tráfego de passageiros de Pedras Rubras e a tendência é para aumentar.
No total, já são 19 destinos europeus acessíveis a quase todas as bolsas. A Ryanair continua a ser a companhia aérea que mais aposta no Porto, mas há outras cinco - Air Berlin, Clickair, Easyjet, TUIfly, Volareweb - a quererem posicionar-se no mercado (ver infografia sobre as rotas de baixo custo que partem do Porto). Em Abril do próximo ano, a Easyjet já anunciou que vai arrancar com voos do Porto para Paris e Lyon.
Com a TAP a cancelar voos do Porto, ainda o que nos resta são as Low-Cost. Não deixa de ser interessante que as low-cost dão razão à "mão invisível do Adam Smith". De facto se todos (os de custo-baixo) procurarem maximizar o seu bem-estar, a sociedade (que come tripas) sai beneficiada.
Para isto, por que é que precisámos de uma companhia de bandeira?? Medalha do dia de Portugal aos Michael O'Learys.
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